segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Comida de micro-ondas

Toda a minha experiência com micro-ondas se resume a aquecer coisas: comida, água, leite etc. Me lembro vagamente de, certa feita, ter cozinhado batatas. Não lembro do resultado. Esquecível, portanto. Uma vez fiz arroz e nem os porcos quiseram.
Umas amigas me disseram que dá para cozinhar maravilhas no micro-ondas e que se minhas receitas fracassaram a culpa era minha. Secretamente, roguei praga pra elas. Mas como sempre preferi forno e fogão, dei de ombros e não me importei em decifrar o enigma da esfinge.

Mas como meu fogão não chega nunca, vou ser obrigada a aprender a cozinhar alguma coisinha naquele micro lindo, espelhado (e quase quitado) para não viver de restaurante e congelados. Até porque já quebrei o cofrinho e me restam poucas moedas daquela minha antiga fortuna (alarme de pobre surtando).

Assim, fui procurar uma receita de arroz de micro-ondas na Internet. Foi curioso. Entrei num site de culinária que tem cyber no nome. Escolhi a letra A, de arroz e as opções eram "aquecer carne" e "aquecer farofa".  
Morri de rir!

Mas, no Homem na Cozinha, tinha a receita, nas modalidades para dois e para toda a galera. Vou colocar aqui, caso alguém queira tentar, como eu. E, ah: aceito receitinhas de micro-ondas, viu?


Arroz branco de micro-ondas

Ingredientes
2 dentes de alho picados
3 colheres de sopa de óleo
3 xícaras de arroz
4 ½ xícaras de água
Sal a gosto

Modo de preparo
Coloque no refratário grande o alho e óleo. Leve ao microondas em potência alta por 1 ½ min até o alho começar a dourar. Junte o arroz e água e tempere com sal. Mexa bem. Tampe parte do refratário e cozinhe em alto por 18 min. Deixe descansar 10 min e sirva quente. Rende16 porções.

Ingredientes (receita pequena)
1 colher de café de tempero pronto
1 xíc. de arroz
2 xíc. de água

Modo de preparo
Coloque no refratário o arroz lavado. Junte a água e tempere com o tempero pronto (dissolva o conteúdo em uma colher em uma das xícaras d'água). Mexa bem. Tampe o refratário com papel filme e faça furos com um garfo, para o ar poder sair, e cozinhe por 14 min. Sirva quente. (acho eu que tem que deixar descansar por uns minutos, porque vai estar fervendo)


Nenhum comentário: