sábado, 24 de setembro de 2011

Operação miojo não: risoto






Até os adolescentes já sacaram que para pagar de sofisticado basta saber fazer risoto. Ele não precisa nem ficar bom, ele só precisa parecer bom.
Eu, no meu caso, prefiro que seja gostoso. Dane-se a aparência, como a do prato horrível da foto (eu já tinha dado uma garfada quando fiz a foto). O fato é que o risoto ficou bom. E impressionou a visita, como eu queria.

Fiz esse risotinho de frango na correria. Duas xícaras de arroz carnaroli (pode ser arbóreo também) rapidamente refogados na manteiga com uma cebola picada. O primeiro caldo foi uma taça de vinho branco - que faz toda a diferença. Na minha opinião, faz mais diferença até do que o caldo (natural ou industrializado). 

Como o frango já estava pronto, usei um tablete de caldo de galinha industrializado diluído em 1,5 litro de água fervente. E fui adicionando uma ou duas conchas de líquido por vez, mexendo até secar, acrescentando mais caldo e repetindo. Deu uns 20 minutos o arroz estava al dente, coloquei parmesão ralado, o frango picado e uma boa porção de manteiga para finalizar. Se usar caldo industrializado, não exagere no sal (que também pus no final), porque já é salgado, assim como o queijo.

De comer ajoelhado.

E você, o que serviria se, sei lá, o Papa aparecesse na sua casa de surpresa?

Nenhum comentário: