sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Amo maionese

Se por algum motivo, fosse condenada a morte e tivesse direito a uma última refeição, não teria dúvidas: salada de maionese com batatas. Meu prato favorito desde criança, com qualquer acompanhamento. Churrasco, arroz branco, macarrão ou mesmo sem acompanhamento nenhum.


Ontem à noite, numa sanha por peixe e frutos do mar, fiz um pequeno banquete para um: merluza no pappiotte, salada de maionese e bacalhau e paella.


Pra vocês não acharem que sou rica - e vocês bem sabem que não sou - vou explicar. Comprei aqueles kit paella no super, meu bem. Custou R$ 7, se não me falha a memória. O bacalhau, comprei um potinho com retalhos, bem bons para desfiar. Usei só alguns e vai dar para usar outras vezes. A merluza veio em medalhões (sou meio jeca e nunca tinha visto nesse formato, só em filés. Umas 10 unidades por R$ 13.Vai durar muito aqui em casa).


Mas não era de grana que eu queria falar, mas da maionese. Já li em outros sites outros modos de preparo da dita cuja, em que não se usa gema cozida. Não conhecia. O modo que aprendi com minha vó e com minha mãe usa gemas cozidas e cruas e óóóóleo, muito óóóóóleo.


Tem gente que mistura no prato, tem gente que mistura na xícara (sempre com o auxílio de um garfo, porque fouet é novidade na cozinha dessas bandas) e bota força no braço porque o creme fica grosso.


Ontem, eu usei duas gemas cozidas e uma crua. Esmaguei bem as primeiras e joguei a crua por cima para fazer uma espécie de pastinha. Olha como fica:




Em seguida, comecei a adicionar óleo de canola, aos poucos (pode ser qualquer óleo, mas uso esse, que é mais saudável). Faço de olho, mas a quantidade de óleo depende da quantidade de batatas e do seu gosto - maionese mais sequinha ou mais cremosa. Eu tinha quatro batatas médias e queria mais sequinha: uma xícara, mais ou menos, e um pouco de azeite de oliva. Não esqueça de temperar com um pouquinho de sal.




Júlia Child garantia que um dos segredos para a maionese não desandar era aquecer o prato.


E você, como faz maionese?


P.S.: A receita de peixe em pappiotte, fiz de acordo com as instruções da @ritadopanelinha:

2 comentários:

•♥ Sra. N ♥• disse...

Eu tb adoro muito Maionese!

Com gema cozida nunca fiz, mas tentarei. Volto para contar.

Bjs

TatiPy disse...

Experimenta, guria!
É pura delícia!

Beijos