sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Eu tinha vontade de comer foie gras...

Não tenho mais.
Vi no Pitadinha esse vídeo, sobre as condições cruéis de criação e abate de patos e gansos para a obtenção de fígado gordo. Não dá para compactuar com isso só pra comer patê.


Mangez Buvez Gavez / It's not Food! from David Myriam on Vimeo.

domingo, 23 de outubro de 2011

Das decepções culinárias

Pois que ontem eu acordei me sentindo uma chef. 
E assim, resolvi preparar um prato francês, meus amores - Frango au Cordon Bleu.
O que esse projeto fez por mim? Me colocou de volta no meu lugar. Vou ter de cozinhar muito arroz com feijão pra fazer essa receita direitinho.

Mas eu sou brasileira, não desisto nunca!
A receita, que peguei do blog Brincando na Cozinha, é essa:

Para duas pessoas:
- 1 peito de frango grande desossado
- Sal e pimenta para temperar
- Mostarda dijon
- 2 fatias de presunto
- Queijo brie, cortado em fatias (usei muçarela mesmo)
- Manjericão (não usei)
- 3 fatias de pão de forma batido no processador (usei um pão francês)
- 2 colheres de amêndoas em lâminas (devem ser adicionadas ao pão e ligeiramente batidas)
- 2ovos
- Farinha de trigo para empanar.
- Óleo para fritar

Modo de fazer:
- Corte os frangos em filé grossos e depois corte ao meio, quase separando. Dica: não deixe muito grossos, pois tive que colocar uns minutinhos no formo após fritar...
- Em seguida, tempere com a mostarda dijon, sal e pimenta a gosto
- Recheie os filés com 1 fatia de presunto, duas fatias do queijo e folhinhas de manjericão. eu fechei com palitinhos (se houver necessidade) devem ser retirados após a fritura
- Passe os filés recheados na farinha, em seguida nos ovos batidos com uma pitada de sal e no farelo da casca de pão com amêndoas
- Frite em uma cama de óleo em fogo bem baixo até dourar, vire do outro lado e repita o processo
- Escorra em papel toalha e sirva em seguida
 
Se der certo, fica assim:
 
 
Ou assim:


O meu ficou parecido com isso. Porém:

1) Não coloquei duas fatias de muçarela, coloquei uma. E a muçarela não fica uma baba de queijo, como o brie. Fica um chiclete. Então, esse efeito maravilhoso vai ficar para a próxima
2) A receita dizia para colocar duas colheres de amêndoas em lâminas. Eu coloquei inteiras. O sabor ficou muito intenso
3) Eu deixei o frango numa marinada com temperos. Com queijo, presunto, amêndoas, farinha, pão, ovo etc, eu achei que o sabor ficou bem confuso
4) Com medo que o frango ficasse cru, fritei um pouco demais e o frango ficou seco
 
Ou seja: valeu a tentativa, mas ficou ruim.
 
Pelo menos acertei na sobremesa. Um pudim, simples e verdadeiro.
Imagina se eu fizesse petit gateu? Mas está nas minhas contas...



sábado, 22 de outubro de 2011

Idéias para festas de fim de ano

Olha que ideia boa para quem vai fazer festas noturnas ao ar livre - ainda mais que estamos no fim de ano. Sua garrafa usada pode se transformar numa tocha. 
Basta inserir um pavio no centro da rolha, colocar querosene num recipiente e prender num suporte (à venda nas ferragens).


Passo-a-passo aqui.


Quem deu a dica foi meu amigo Dulcymar, no Facebook. :)

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Comida de gordo dodói

Esses dias, tive uma espécie de intoxicação alimentar (ô, coisa boa!).
Não podia comer nada que não parava no estômago (sem falar no resto... hihihi).


As refeições desses dias incluiram água, bolacha água e sal (pouco, porque podia ser perigoso) e gelatina. Como comprei gelatina aos montes, no fim, decidi me arriscar a fazer uma mousse de morango pela primeira vez.


A receita é bocó, como diz a Gláucia, do Quitandoca. Mas como era a primeira vez, fiz até fotos.
Na verdade, fiz as fotos tarde, já tava praticamente tudo pronto para ir à geladeira quando lembrei de fotografar. Pra piorar, as fotos ficaram péssimas. 


Sou muito amadora, mesmo. Cês perdoam?
Mas, taí: agora sei fazer três doces: pudim, mousse de maracujá e mousse de morango - comidinha pra gordo dodói.


Os ingredientes:

(que lixo de foto, jizuis!)

- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 300 gramas de morangos (bem lavados e picados - sem cabinho, por favor)
- Suco de 1/2 limão
- Gelatina de morango

(foco, cadê?)
O preparo
- Faça a gelatina conforme as instruções da embalagem


(Oi, Philips/Walita! Me patrocina?)

- Jogue o creme de leite, o leite condensado, os morangos e o suco de limão no liquidificador e bata até ficar um creme homogêneo. Junte a gelatina e bata para misturar. Coloque em um recipiente grande ou em forminhas e leve à geladeira por umas 2 horas.



A foto não ficou boa, mas o doce sim. Minha irmã (que está dodói de verdade) e minha mãe aprovaram.
Ponto para as meninas! :)

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O fim da novela do gato

Eu recebi tantas manifestações de preocupação e conselhos sobre a pendenga condomínio X gatinho que resolvi vir aqui contar como encaminhei as coisas.


Contratei uma firma para instalar redes na sacada e na área de serviço (apesar de estar quebrada). Valeu a pena. Eu posso abrir as janelas por onde mais entra vento e luz na casa, o Aush tem um espacinho para sair e tomar sol, e a vizinhança - espero - compreende a minha boa intenção.





De vez em quando, o Aush foge. Já foram três vezes, mas não pude evitar. Porém, até aqui, ninguém reclamou.


Para mim, seria muito difícil abrir mão de um animalzinho com quem convivo há quatro anos por causa de uma cláusula de condomínio. Então, estou me esforçando, brincando mais com o gatinho e mimando o bicho para tentar mantê-lo satisfeito. 



Sou fofo?


Há um plano B engatilhado, claro: devolvê-lo à antiga dona, que já prontificou a acolhê-lo mesmo tendo sete gatos... Mas, espero, não seja necessário.


Dedos cruzados!

domingo, 16 de outubro de 2011

Objetos de desejo que não desejo mais (3)


Máquina de sucos.
Uma invenção fantástica para fazer você ficar megasaudável, misturar beterraba com couve e laranja - e depois enlouquecer para lavar as 55 peças.
Nessa eu não caí.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Ai, minha orquídea! Socorro!

Era tudo o que eu precisava: uma professora pra lidar com orquídeas. A minha, coitadinha, perdeu duas folhas nas últimas semanas - e eu já tava preparando o funeral. Cês sabem, né? Eu sou boazinha, mas assassina. De plantas. Anyway. A querida da Carol Costa, do blog Guindaste, chega com dicas úteis e salvadoras (obrigada, Decoueração). Então, gente amiga-e-amante-de-orquídeas e só chegar no link do You Tube, se increver e ganhar várias e valiosas aulas. Como é que eu não conheci essa mulher antes? P.S.: Gente, eu reenvasava as plantas do jeito errado. Só podiam morrer, mesmo.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Sobre crianças e bichos

Todo o estresse dos meus vizinhos com bichos vem em função das crianças. Entendo. Mesmo. 
A maioria são jovens casais, no primeiro filho, superpreocupados com a saúde dos rebentos e tal. Mas, sei lá... Até que ponto o seu temor não afeta o seu pimpolho de maneira ruim?


Eu fui e minha irmã crescemos com bichos e eu, muitas vezes, dividia a cama com eles (não que minha mãe gostasse). Tô aqui, saudável, taludinha (bem mais taludinha do que a balança permite), formada e ainda apaixonada por pets. E isso que, naquela época, desverminação e vacinas só rolavam em caso de surto de alguma doença. Quem tem mais de 30, talvez, se identifique com essa história...


Acho que germes e bactérias são inimigos que os humanos enfrentam na boa se acostumados desde cedo, se mantidos com boa saúde, bem alimentados e cuidados - o caso da criançada daqui do condomínio, no meu entendimento.
Posso estar errada, exagerando pro meu lado... Mas foi o que pensei, dias atrás, vendo esse vídeo:



Feliz Dia das Crianças

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dia de Ação de Graças

Estamos na época de Halloween, um feriado americano bem divertido, mas se tem uma data gringa de que gosto é o Dia de Ação de Graças. Aliás, pouca gente sabe que a data é oficial no Brasil desde 1949. O presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças. A celebração é na quarta quinta-feira de novembro.

E, sinceramente, neste ano, estou bem inclinada a comemorar a data. Tenho muito a agradecer, sem dúvida. Mas também porque a data une outras coisas que amo: família, decoração e comida.

Nos states, o pessoal já está se preparando para celebrar a data, pensando em decoração e talz. Eu já estou me inspirando.



Via: MS

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Animais no condomínio

No mês passado, eu chamei o serralheiro maldito (o mesmo que havia feito a pantográfica e a grade da área de serviço) para fazer as grades das janelas, e desembolsei mais R$ 450 para fazer as grades das janelas. Achei que seria o preço final pela minha tranquilidade. Não era.

No último sábado, nosso condomínio aprovou uma convenção que não é nada amigável com animais. Você até pode ter bichos, mas eles não podem pisar em nenhum lugar que humano pise. Nem na pista de rolagem de carros. Tenho um siamês de quatro anos que, desde que me mudei, está acostumado a andar livremente pelo pátio e pela rua. Isso porque, pela primeira vez, moraria sozinho comigo e eu fiquei com pena de deixá-lo preso. 

Logo que nos mudamos, ele sumiu 5 dias. Ele caça passarinhos, ratinhos, grilos. Enfim, é livre. Agora, está preso e solitário. Mia desesperadamente. Quando sai de casa, ficou me olhando da janela da sacada. Meu coração está partido. 
Duas soluções:

1) Dar o gato (ai, que dor!)
2) Colocar redes de proteção, como as de criança para impedir que fuja (ai, que dor!)

Tendo a por a rede, pelo menos na sacada. Mas, sei lá. Ele vai sofrer igual...
O que vocês acham que devo fazer?


UPDATE: Chamei um rapaz para fazer orçamento de redes. Ele vai amanhã...

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Cortando cebola sem chorar

Dentro do mesmo tema - truques culinários -, mais um videozinho (sim, é um expediente cretino para uma pessoa que anda sem tempo para postar). Mas, afirmo, a dica é boa. Testei e tudo. O que não consegui foi sair do proceso com os dedos inteiros. 

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Descascando alho em 10 segundos

Eu não tentei (e nem sei se tentarei) repetir a proeza do moço do vídeo (em inglês, mas simples de entender). Mas o fato é que, sem muito esforço ele descascou uma cabeça de alho em menos de 10 segundos. Quem se habilita?

How to Peel a Head of Garlic in Less Than 10 Seconds from SAVEUR.com on Vimeo.

Via: Marketing na Cozinha

Natural


A rainha das donas de casa, Martha Stewart, também aderiu à onda do reaproveitamento e de um jeitinho que eu curti. 

Para quem tem ardim, ela sugere uma mesa de quase orgância, que pode ser feita com uma sobra de pedra (granito, mármore, ardósia) ou mesmo madeira velha, apoiada vasinhos de cerâmica usados. 

Fica bacana como apoio para plantas, superfície de trabalho para jardineiras e também "para descansar os pés".

Vou tentar fazer uma versão mini dessa mesa na minha sacada mini...

Foto: marthastewart.com