domingo, 23 de outubro de 2011

Das decepções culinárias

Pois que ontem eu acordei me sentindo uma chef. 
E assim, resolvi preparar um prato francês, meus amores - Frango au Cordon Bleu.
O que esse projeto fez por mim? Me colocou de volta no meu lugar. Vou ter de cozinhar muito arroz com feijão pra fazer essa receita direitinho.

Mas eu sou brasileira, não desisto nunca!
A receita, que peguei do blog Brincando na Cozinha, é essa:

Para duas pessoas:
- 1 peito de frango grande desossado
- Sal e pimenta para temperar
- Mostarda dijon
- 2 fatias de presunto
- Queijo brie, cortado em fatias (usei muçarela mesmo)
- Manjericão (não usei)
- 3 fatias de pão de forma batido no processador (usei um pão francês)
- 2 colheres de amêndoas em lâminas (devem ser adicionadas ao pão e ligeiramente batidas)
- 2ovos
- Farinha de trigo para empanar.
- Óleo para fritar

Modo de fazer:
- Corte os frangos em filé grossos e depois corte ao meio, quase separando. Dica: não deixe muito grossos, pois tive que colocar uns minutinhos no formo após fritar...
- Em seguida, tempere com a mostarda dijon, sal e pimenta a gosto
- Recheie os filés com 1 fatia de presunto, duas fatias do queijo e folhinhas de manjericão. eu fechei com palitinhos (se houver necessidade) devem ser retirados após a fritura
- Passe os filés recheados na farinha, em seguida nos ovos batidos com uma pitada de sal e no farelo da casca de pão com amêndoas
- Frite em uma cama de óleo em fogo bem baixo até dourar, vire do outro lado e repita o processo
- Escorra em papel toalha e sirva em seguida
 
Se der certo, fica assim:
 
 
Ou assim:


O meu ficou parecido com isso. Porém:

1) Não coloquei duas fatias de muçarela, coloquei uma. E a muçarela não fica uma baba de queijo, como o brie. Fica um chiclete. Então, esse efeito maravilhoso vai ficar para a próxima
2) A receita dizia para colocar duas colheres de amêndoas em lâminas. Eu coloquei inteiras. O sabor ficou muito intenso
3) Eu deixei o frango numa marinada com temperos. Com queijo, presunto, amêndoas, farinha, pão, ovo etc, eu achei que o sabor ficou bem confuso
4) Com medo que o frango ficasse cru, fritei um pouco demais e o frango ficou seco
 
Ou seja: valeu a tentativa, mas ficou ruim.
 
Pelo menos acertei na sobremesa. Um pudim, simples e verdadeiro.
Imagina se eu fizesse petit gateu? Mas está nas minhas contas...



Nenhum comentário: